Recomende!

Armazém do Blog

Blogs, Redes Sociais, Templates e Ferramentas para Blogueiros

Edição e tratamento de imagens

Não preciso dizer que há muitos programas para trabalhar com imagens por aí. Tão pouco estou reinventando a roda com este artigo. O que pretendo passar a vocês são as opções gratuitas que temos disponíveis, as quais uso no dia a dia e cumprem muito bem minhas necessidades. Tenho como princípio não utilizar programas piratas para realizar minhas tarefas. Logicamente não vou discutir a qualidade dos programas mais conhecidos.

Para trabalhar com imagens vetoriais, utilizo o INKSCAPE que vem evoluindo a cada versão. Possui versão em português e deve ser escolhida na hora da instalação. No site há links para vários tutoriais, inclusive há bastante coisa no Youtube. Não posso deixar de citar o site http://screencasters.heathenx.org/que disponibiliza várias vídeo aulas práticas em forma de episódios. Valem muito à pena! Como episódio de exemplo, veja este vídeo, onde é criado um botão tipo Feed! Interessante, não? É acessível a qualquer um!

Para melhorar imagens e fotos ou qualquer tratamento especial, utilizo o Gimp, que é um ótimo substituto do Photoshop. Confesso que pode ser um pouco desajeitado de início com suas barras “soltas”. Porém, quando se acostuma a utilizar, fica tudo fácil! Assim como o Inkscape, também há bastante tutoriais e manuais por aí. Também cito um site, http://meetthegimp.org/ que possui vídeo episódios que mostram o poder do programa.

Para ajustes mais simples, como inserir molduras ou aplicar filtros, também utilizo o Photoscape e Xnview.

Ainda há mais ferramentas que podemos utilizar, inclusive online. Irei acrescentar neste artigo. Enquanto isso, aceito suas sugestões de programas. Participe!

.....Seus comentários são importantes para melhorar o conteúdo!

Deixe seu comentário

Você pode utilizar estas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  

  

  


+ nove = 16