Recomende!

Armazém do Blog

Blogs, Redes Sociais, Templates e Ferramentas para Blogueiros

backup no Blogger

Como comentado no artigo anterior, realizar backups é uma tarefa muito importante na manutenção e sobrevivência de um blog. Às vezes a tarefa é penosa quando não queremos perder os artigos, comentários e imagens. Na plataforma blogger também temos como realizar backups, tanto manualmente como através do painel de administração. Vou descrever aqui os métodos que utilizo.

A maneira mais simples dá certo trabalho, que é criar cada artigo com suas imagens num editor de texto como o Word ou OpenOfficeWriter e salvar numa pasta. É importante também criar uma pasta para as imagens. Aliado a isso, você também pode fazer seus backups pelo próprio painel de administração do Blogger.

Entre na área administrativa do seu Blog, depois Configurações e Exportar blog. Preste atenção, não vá clicar em excluir blog hehe.

 

 

 

Após, você terá esta tela:

 

 

 

 

 

 

 

Basta clicar em Fazer download do Blog. Pronto o backup está em sua máquina.

Aconselho também que você faça o backup de suas imagens que estão armazenadas no Picasaweb. Normalmente é lá que estão as imagens que você posta. Se por algum motivo grave seu blog sumir, suas imagens irão junto, pois fazem parte do mesmo mecanismo de hospedagem da sua conta no Google. Vá ao endereço do PicasaWeb, logue-se com sua conta no Google e faça o download das imagens que quiser. Poderá também instalar o aplicativo Picasa em seu computador e baixar todas de uma vez.

Já vi outras opções de backups para blogger na internet, porém não as considero tão seguras ou ainda não testei. Se alguém ai tiver uma dica é só passar. Se encontrar outro método melhor, retorno aqui  e faço a inclusão!

Além do backup de dados, faça também o backup do seu tema, pois se fizeres qualquer alteração no modelo, este pode ser danificado. Simplesmente vá à aba Design como mostra o desenho abaixo e clique em baixar modelo completo. Dica: Altere o nome do modelo baixado para um nome mais fácil de entender.Exemplo ,”temadomeublog.xml”.

 

 

 

 

 

 

Alguma outra dica?

2 Comentários para backup no Blogger

Deixe seu comentário

Você pode utilizar estas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>